Limite de velocidade
Boa tarde. Meu nome é João Lopes de Camargo Neto e sou técnico de uma equipe de robótica da Escola SESI de Alumínio-SP. Minha equipe está participando do torneio First Lego League. (http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/first-lego-league-brasil/#anchor-o-que-e)
Este ano o tema é City Shaper, que tem por objetivo utilizar tecnologia para tornar as cidades mais inteligentes, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Como proposta para o Projeto de Inovação (uma das categorias pela qual o time é avaliado) minha equipe teve a ideia de uma melhoria para o aplicativo Waze, na seguinte proposta:
O motorista cadastrado (logado) que andar dentro do limite máximo de velocidade da via acumularia pontos para serem utilizados como desconto no pagamento de IPVA e seguros, estabelecendo-se uma parceria público-privada nesse sentido.
A intenção é diminuir de forma substancial as ocorrências de acidentes de trânsito causadas por excesso de velocidade, tendo em vista o alto índice de mortes relacionados à este tipo de infração (https://veja.abril.com.br/brasil/em-rodovias-federais-excesso-de-velocidade-mata-mais-que-beber-ao-volante/), além dos gastos públicos envolvidos, que se evitados, poderiam ser direcionados para outras áreas com maior necessidade, como a educação.
Com o desconto proporcionado, acreditamos que haverá maior engajamento dos motoristas na utilização desta funcionalidade do aplicativo, resultando em vias mais seguras para as pessoas e menos gastos para o governo e seguradoras.
Desta forma, se possível for, gostaríamos de uma oportunidade para conversar com a equipe de desenvolvedores sobre a possibilidade dessa implementação e o processo necessário para o desenvolvimento.
Desde já, agradeço pela atenção.
Atenciosamente,
João Lopes de Camargo Neto
Analista de Suporte em Informática
Técnico da equipe de Robótica
Escola SESI de Alumínio-SP.
Thanks for reaching out. Please note this platform is dedicated to ideas and suggestions for the Waze app. If your idea is for a Community platform like the Waze Map Editor, please submit it through the Community forum. If you need help using Waze, please click here to reach the "Waze support" page.